quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

A prudência do Justo

















"Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se deste a tua mão ao estranho, enredaste-te com as palavras da tua boca, prendeste-te com as palavras da tua boca. Faze, pois, isto agora, filho meu, e livra-te, pois já caíste nas mãos do teu companheiro:vai, humilha-te e importuna o teu companheiro; não dês sono aos teus olhos, nem repouso às tuas pálpebras; livra-te, como a gazela, da mão do passarinheiro. (proverbios 6: 1-5)"







O Senhor me deu essa palavra, pra que eu falasse no programa de rádio, que faço todos os dias de 00:00 às 03:00, a princípio não entendi bem, mas Deus falou comigo, abra a tua boca e Eu encherei. E para confirmar, o Senhor ainda enviou uma irmã, até minha casa, para me pedir conselho sobre ser fiadora de uma outra irmã. E eu tive que me aprofundar na palavra de Deus. Observei também que tem muitos irmãos em Cristo, levando carnês, faturas e outras dívidas pras irmãs de oração estarem orando por uma solução de Deus. Mas Deus não é pagador das nossas dívidas não, Ele nos ensina a proceder de maneira correta para não estarmos sempre nesse sufoco. Como diz a palavra de Deus; "errais, não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus. (mateus 22:29b)". Eu preciso muito aprender com meu Deus a cada dia essas coisas.....

A bíblia neste passagem nos adverte, que quando ficamos por fiador de alguém, acabamos ficando nas mãos dessa pessoa, porque temos que sempre estar por perto, cuidando para que ela venha a quitar tudo direitinho, para que nosso nome não fique "sujo" no SPS e SERASA. E temos algumas consequências ruins caso essa pessoa não pague; 1º- Perdemos o amigo e irmão, 2º perdemos a benção do Senhor, pois quando ganhamos algum dinheiro extra para alguma coisa, acabamos tendo que aplicá-la neste pagamento, 3º ficamos com nosso nome "sujo", o que nos impossibilita de comprarmos algo para nosso desfrute. A bíblia também diz, para que venhamos a importunar esta pessoa, ou seja cobrarmos mesmo, ainda que ela fique chateada. Vamos ver algumas passagens da bíblia que nos ensina o que nos faz precisarmos de um fiador;

Cuidado no trabalho:(Proverbios 23:4) - "Não se mate de trabalhar" (NTLH).

A Bíblia aqui fala para não trabalharmos demais, pensando em ficar rico, ou pra termos a realização de sonhos, fazendo com que não tenhamos mais tempo pra ir a igreja. Quantos irmãos nós conhecemos que trabalham dia e noite, de segunda à segunda e não tem tempo pras coisas do Senhor? Eles acabam tendo que ficar sempre pedindo aos irmãos para estarem orando por eles. Tudo porque fazem contas demais e depois sofrem para pagá-las.

Ter inveja da prosperidade do ímpio: (proverbios 23:17-18) - "Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança" (NTLH).

Nunca devemos almejar aquilo que os ímpios tem, porque eles costumam passar por cima de tudo e todos para obterem seus intentos, sem saber se agrada ou não, a Deus.
Ganhar desonestamente: (Proverbios 20:10) - "O Senhor Deus detesta quem usa medidas e peso desonestos", (Miqueias 6:10-11) - "Nas casas dos maus há riquezas que eles ajuntaram desonestamente. Eles usam medidas falsas, que Eu detesto. Como posso perdoar pessoas que usam balanças falsas e pesos falsos?(NTLH).
Aqui Deus está falando pra nunca ganharmos nada de forma desonesta, ou seja nunca tirarmos vantagem em tudo (parece até comercial de televisão), não roubar, nem ser injusto com ninguém, explorando a boa vontade ou até mesmo a humildade de ninguém. Temos sempre que sermos honesto pra sermos abençoado.
Nos esforçarmos pra termos o que queremos: (Proverbios 21:25) - "O preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar" (NTLH).
Hoje vemos pessoas que não querem trabalhar e dizem que vivem da obra. Mas esquecem que até mesmo Paulo não vivia só da obra não, ele fazia tendas para seu sustento e quando ele não podia fazê-las, ele diz que sabia o que estar necessitado e sabia também o que é ter mais do que é preciso (Filipenses 4-12). Ou seja, se conformava com o que tinha e também com o que não tinha, e sabia estar contente em qualquer dessas situações. A Bíblia diz também no livro de provérbios que é pra gente ir ter com as formiguinhas, inclusive eu já postei algo sobre elas aqui no meu blogg. Por mais que o preguiçoso deseje alguma coisa, ele nunca conseguirá, mas a pessoa esforçada consegue o que deseja. (Proverbios 13-4 ntlh).
Termos satisfação naquilo que Deus nos deu: (proverbios 15-6, 16 e 17) - "Na casa do homem direito há muita prosperidade, mas o lucro dos maus traz dificuldades", e "É melhor ser pobre e temer a Deus, o Senhor, do que ser rico e infeliz. É melhor comer verduras na companhia de quem a gente ama do que comer a melhor carne onde existe ódio" (NTLH).
Ou seja, aqui Deus nos diz que se tivermos a paz que Cristo nos dá, não precisamos de mais nada, porque a verdadeira paz, só há onde Cristo habita. E onde não há o Espírito Santo, pode ter qualuqer coisa, mais não há felicidade verdadeira. Quantas pessoas conhecemos, que~nos dão esse exemplo? Eu mesma tenho próxima a mim, alguém assim. Uma pessoa que sempre quis ter tudo, carro, boa casa, dinheiro. Mudou de marido por causa disso e acabou que o primeiro que ela tinha, conseguiu posses e o que ela estava, nada dava por que a mãe dele atrapalhava bastante. E pra felicidade dela, (ou infelicidade não sei), ele quis ela de volta e hoje ela tem tudo que sempre quis, mais é uma pessoa muito amargurada, depressiva e infeliz. Não consegue entrar em seu carro e pelo menos ir passear com suas filhas, só vive deitada, lendo ou dormindo enquanto seu marido se esforça, trabalhando, estudando, viajando pra satisfazer seus desejos.
Zelo pelas coisas que Deus nos deu: (Proverbios 27:23) - "Cuida das suas ovelhas e do seu gado o melhor que puder" (NTLH).
Aqui Deus fala de rebanho, mais ovelhas mesmos, ou seja, daquelas cabeças de gado que já haviam conseguido. Que seriam em muitos casos a fonte de renda de algumas pessoas. Quando conseguimos zelar bem, pelo comercio ou qualquer outro trabalho que Deus nos deu, conseguimos crescer e multiplicar. Quando cuidamos bem das pessoas que Deus colocou em nosso meio de convívio, o Senhor opera maravilhas na vida delas e na nossa. Quando cuidamos bem do salário que Deus nos deu, (pouco ou não), não passamos apertos financeiros. Quando cuidamos bem dos bens materiais (como móveis, roupas, sapatos), conservamos muito bem e temos coisas por um bom tempo pra usar.
Sermos moderados com as coisas: (Proverbios 25:16) - "Não coma mel demais, para que você não venha vomitar"(NTLH).
O excesso é sempre mau uso das coisas que Deus nos dá. Essa palavra diz que temos que usufruir somente o suficiente, para que a gente nunca venha querer mais.
Termos bom senso: (Proverbios 20:14) - "Está muito caro! Diz o comprador, mas depois sai e se gaba de ter feito um ótimo negócio" (NTLH).
Aqui Deus nos mostra que não devemos valorizar demais nada e nem desvalorizar as coisas. Muitas vezes vamos comprar algo, ou solicitar o serviço de alguém, e a pessoa da seu preço, quando não concordamos, ou não podemos pagar, temo por hábito reclamarmos, e dizer que está caro. Isso desvaloriza o trabalho de outra pessoa. Não está segundo as nossas posses, devemos tão somente recusar e agradecer. Porque fazemos a pessoa abaixar o preço e acabamos por nos gabarmos de termos pago uma "bagatela". isso serve para quando vamos comprar ou formos vender.
Ouvir Bons conselhor: (Proverbios 13:18-23) - "Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado. Como é bom conseguir o que a gente deseja! Os que não tem juízo não querem abandonar o mal. Quem anda com os sábios, será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal. A desgraça persegue os pecadores por toda a parte, porém as pessoas corretas serão recompensadas com a prosperidade. O homem bom terá uma herança para deixar para os seus netos, mas a riqueza dos pecadores ficará para as pessoas honestas. As terras dos pobres produzem boas colheitas, mas os homens desonestos não deixam que elas sejam aproveitadas" (NTLH).
Aqui o Senhor nos ensina que temos sempre que ouvir conselhos de nossos lideres espirituais, segundo a palavra do Senhor para que possamos ser prósperos e felizes, conseguindo aquilo que queremos. Mas para aprendermos o certo, temos que andar com pessoas que fazem o certo, ou pelo menos buscam aprender o certo, isso fará com que nós e os nossos, herdarão o melhor que é a Nova Jerusalém, e aqueles que se desviam da verdade de Deus deixarão sua maior riqueza, que é o reino dos céus, para os justos.
Sermos o que realmente nós somos, sem fingimento: (Provérbios 13:7) - "Algumas pessoas não tem nada, mas fazem de conta que são ricas; outras tem muito dinheiro, mas fingem que são pobres" (NTLH).
Que grande verdade esta, que o Espírito Santo nos deixa aqui; Por quererem ser o que não são, é que tem pessoas que acabam se isolando das outras pessoas. E por quererem ter o que não podem ter, é que se complicam financeiramente. E muitas tem, ou são algo grande e podem ajudar outros, mas acabam negligenciando a ajuda à outros que precisam.
Não sermos escravos do prazer: (Proverbios 21:17 e 23:20) - "Quem ama os prazeres passará necessidades; quem ama o vinho e a boa comida nunca ficará rico" e " Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais" (NTLH).
Quando só pensamos nos prazeres da nossa carne, sofremos tanto com isso. Cada vez que leio essas passagens de Salomão, lembro-me de mim mesma, quando vivia num mundo, de bebidas, drogas, sambas e festas. Todo dinheiro que eu pegava, corria pro bar. Tinha vários amigos, gastava todo o meu dinheiro, e nunca conseguia fazer nada construtivo com ele. E olha que nesta época havia conseguido bons empregos, que eram dados através de trabalhos feitos em terreiros de macumbas (mas isso é uma outra mensagem), Só agora na presença do Senhor, consegui fazer a obra em minha casa que tanto tinha vontade de fazer, e até mesmo estou construindo uma outra casa, para a glória de Deus, porque o Senor faz a diferença em minha vida. Muitas vezes, tinha dinheiro para pagar alguma dívida, mais ia pro bar com amigos, e acabava gastando tudo e até mesmo contraíndo uma dívida ainda maior, tudo por momentos de prazer da minha carne, mas tudo passageiro. Mas também tem aqueles, dentro da casa do Senhor, que se deixam levar pelas coisas da carne, e acabam deixando ao Senhor, como a parábola do filho pródigo, (Lucas 15:11-32), Aquele filho quis viver os prazeres da carne, mas se arrependeu, porque viu que tudo era passageiro e não lhe trouxe felicidade nenhuma. Voltou, sem nada, e foi recebido pelo pai de braços abertos. Aleluia!!
Para somarmos e dividirmos: (Proverbios 3:27-28 e 14:31) - "Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje" e "Quem persegue os pobres insulta a Deus, que os fez, mas quem é bom para eles honra e Deus" (NTLH).
Que maravilha! Temos que dividir, se obedecermos essa ordem de Deus, ninguém precisaria passar tanta humilhação e dificuldades. Porque ajudaríamos sempre uns aos outros. Não haveria ainjustiça de uns terem muito e outros nada terem.
Sermos ajudadores: (proverbios 31:10-13) - "Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas! O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Em todos os dias de sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho. De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias. Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família e para dar ordens às empregadas. Examina e compra uma propriedade com o dinheiro que ganhou e faz nela uma plantação de uvas. É esforçada, forte e trabalhadora. Conhece o valor de tudo que faz e trabalha até tarde da noite. Ela prepara fios de lã e linho para tecer as suas próprias roupas. Ajuda os pobres e os necessitados. Quando faz muito frio, ela não se preocupa, porque a sua família tem agasalhos para vestir. Faz cobertas e usa roupas de linho e de outros tecidos finos. O seu marido é estimado por todos, é um dos principais cidadãos do lugar. Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. É forte, respeitada e não tem medo do futuro. Fala com sabedoria e delicadeza. Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia. Ele diz: "Muitas mulheres são boas esposas, mais você é a melhor de todas". A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor Deus será elogiada. Deêm a ela o que merece por tudo que faz, e que seja elogiada por todos" (NTLH).
Aqui Deus fala para nós mulheres, sermos ajudadoras dos nossos maridos. Não gastando demais e ajudando ele, naquilo que nos é possível. Tem mulheres que acham que tem que ficar o dia inteiro de um lado para o outro na rua, se diz fazendo a obra do Senhor, e quando o marido lhe cobra o cuidado com seus filhos e casa, e até com ele mesmo, ela diz que "o diabo tá furioso comigo,porque estou fazendo a obra". Eu costumo pregar muitos essas coisas no programa de rádio, que faço nas madrugas, junto com meu noivo e futuro esposo. Elas esquecem que a obra de Deus, começa primeiro na nossa casa. Costumo chegar do estúdio de rádio às 03:30 da manhã, ainda faço a marmita da minha filha que trabalha fora, vou orar tiro uma palavra e durmo. Gosto de estar de pé quando minha filha sai pra trabalhar, as 06:00 da manhã, não acho justo ela sair pra trabalhar e eu ficar dormindo, porque no momento estou sem trabalhar para o homem. Começo meu dia limpando a casa, cuidando de tudo, depois vou pra oração, após o almoço, ás vezes tiro pra descansar durante pelo menos uma hora, até trabalhar no computador, colocando mensagens no meu blogg e agora estou ajudando meu noivo em sua gráfica, estamos trabalhando juntos, para a empresa crescer. eu costumo aconselhar as mulheres, que se tem trabalho durante o dia em sua igreja, não custa nada levantar um dia umpouco mais cedo, fazer tudo que tem que fazer em casa antes de ir para a igreja, para que se por ventura, seus filhos ou marido, cheguem em casa, encontre tudo pronto, ainda que sua mãe ou mulher, não esteja. Isso nos torna mulheres virtuosas.
E para o homem, não ser trouxa da mulher vil: (Proverbios 6:23-26) - "As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. Elas livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras. Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores. Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida" (NTLH).
É Deus fala! quando o homem caí nas armadilhas de uma mulher imoral, ele se deixa levar pelas linsonjeas, e se acha o melhor homem do mundo, mas quando vê, fica sem dinheiro para levar para casa e para seus filhos. Já vivi num mundo assim, quantos pagamento de homens de família ajudei a gastar na rua. Hoje, Deus prepara tudo e me leva no lar de algumas dessas mulheres, e eu peço perdão, e confesso não é fácil. Mas tenho mostrado que sou uma nova criatura, uma nova mulher.
Quando fazemos tudo isso que Deus em sua palavra nos ensina, temos sempre nosso nome limpo, podemos comprar nossas "coisinhas" e pagar tudo direitinho, e quando uma pessoa nos pede para sermos fiadora dela, é por que ela tem seu nome "sujo", e se ela tem intenção de pagar a prestação a qual fizemos para ela, porque ela não paga a sua que está atrasada e limpa seu nome não é mesmo? Muitas nem tem intenção de pagar, e acabamos pecando, porque falamos mal deles depois. A bíblia nos ensina que antes de fazermos qualquer gastos devemos primeiro fazer as contas direitinho, para ver se poderemos gastar o respectivo valor. A bíblia tem a direção pra tudo em nossa vida, veja lá em Lucas 14:28-30 "Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu, vão caçoar dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pode terminar." Ou seja, acabamos por escarnecer o nome do nosso Deus, dizendo que Deus não pode nos fazer prosperar em nada, e nem nos abençoar. A palavra de Deus diz que o homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. (proverbios:13-16). Viu, antes de agirmos insensatamente, temos que medir as consequências dos nossos atos, para depois não ficarmos a padecer e termos que levar um monte de carnês e faturas, para as mulheres de oração orarem, pagarem um preço por uma prova que não é delas. O Senhor nos diz: que não devemos dever nada a ninguém, somente o amor. Porque quanto mais amamos, mais devemos amar.... Então vamos aprender com nosso Senhor, não vamos entrar em provas que o Senhor não está nos dando..Vamos ser abençoados e nos contentarmos com o que temos, sermos fiel no pouco e no muito Deus nos colocará, aleluia! glórias a Deus!! Essa mensagem Deus me deu, porque muitos tem se enrolado com dívidas, e tenho visto nos trabalhos de libertação que dirijo, que as pessoas tem levado suas dívidas pra Deus ajudar a pagá-las....E não é isso que nosso Deus quer de nós...Fiquem com Deus.....





















terça-feira, 1 de janeiro de 2008



Força na fraqueza

Paulo fez uma afirmação difícil de entender, e mais difícil ainda de aplicar na nossa vida: "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10).
Atrás dessas palavras enigmáticas encontramos algumas lições importantes e edificantes. Vamos procurar entender o que Paulo disse e como aplicar esse ensinamento quando enfrentamos dificuldades; Paulo sofreu de algum espinho na carne
Ele disse: "E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi_me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim." (2 Coríntios 12:7-8).
Algumas pessoas gastam muito tempo especulando sobre o espinho na carne. O fato é que Paulo não revelou o que foi, e ninguém hoje sabe. O que importa não é a natureza do espinho, mas a maneira que Paulo o encarou. Observe estes fatos em 2 Coríntios 12:7-9: Œ Paulo reconheceu Satanás como a fonte do problema. Ele disse que o espinho era "mensageiro de Satanás". Por que Satanás mandaria um mensageiro a Paulo? Sabemos muito bem que o diabo quer a nossa ruína. Ele quer nos devorar como leão que ruge (1 Pedro 5:8). Na vida de Paulo, como na vida de bilhões de outras pessoas, Satanás usou o sofrimento para tentar derrotá-lo.  Deus usou aquele espinho e recusou tirá-lo da vida de Paulo. Aqui aprendemos uma coisa importante sobre os males da vida. Deus não causou o sofrimento no mundo, e ele não nos tenta (Tiago 1:13). Muitas vezes, ao invés de tirar os problemas das nossas vidas, ele os utiliza para o nosso bem. Deus amou Paulo, mas ele não o poupou de todo sofrimento. Jamais devemos interpretar problemas como sinais do desprezo de Deus. Ele pode usar calamidades para castigar os ímpios, mas, ele também permite tribulações na vida de seus filhos (Hebreus 12:5-11). E Ele permite passarmos por tantas coisas, para que possamos saber que Ele é quem age em nossas vidas, nos dando condições de sobrevivermos ao dia a dia.
Como Deus usou o sofrimento de Paulo
Quando Deus recusou tirar o espinho da vida de Paulo, ele ofereceu esta explicação: "A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2 Coríntios 12:9). A graça contradiz o merecer. Se Paulo, no passado, se julgou auto-suficiente, ele não continuou assim (veja Filipenses 3:4-11). Nas tribulações, ele aprendeu depender da graça do Senhor. Quando sentimos que temos tudo sob controle por causa da nossa própria capacidade, facilmente esquecemos de Deus. Nas horas de maior fraqueza, quando sentimos incapazes de resolver os nossos problemas sozinhos, tendemos a voltar para Deus e nos entregar à poderosa mão dele. Nossa inteligência não nos basta. Nossos recursos financeiros não nos bastam. Nossos amigos não conseguem preencher as nossas necessidades. A graça de Deus nos basta, e o poder dele se manifesta através da nossa fraqueza. É exatamente isso que Paulo entendeu: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo" (2 Coríntios 12:9). Muitas vezes passei por situações difíceis no meu ministério, coisas que brevemente vocês lerão em mei livro "DA MORTE À VIDA, ANTES E DEPOIS DE CRISTO", que estou terminando de escrever e estarei brevemente lançando, mais passei muitas coisas, para poder compreender o que isto significava; muitas vezes eu achava que era suficiente, tinha forças para buscar, para jejuar, para estar sempre na obra de madrugada, de manhã à atrde e anoite, sem me cansar; e esquecia que Deus é quem me dava essas condições, e derepente, quando tudo ia bem, entrava no estreito com Deus, e não entendia, porque estava fazendo tudo como Deus havia me mandado e porque estava passando por aquela prova? Aí começava a orar por mim, pelo meu ministério, e Deus me revelava, que muitas das vezes, esquecia de pedir ao Senhor peo meu revestimento, achando que eu me bastava. Aí começei a compreender o que Paulo quis dizer com tudo isso....
Como Paulo usou seu próprio sofrimento
As palavras de Paulo em 2 Coríntios 12:10 são impressionantes, refletindo uma maturidade espiritual que poucos alcançam: "Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte." Ele sentia prazer no sofrimento! Será que nós sentimos a mesma coisa? É comum sentir pena de si, ou amargura, ou profunda depressão, mas sentir prazer? O comentário de Paulo não trata de alguma prática louca de autoflagelação, mas de sua capacidade de confiar plenamente no Senhor. Ele entendeu que o sofrimento nos oferece oportunidades para aproximar mais de Deus, e Paulo aproveitou tais oportunidades ao máximo. Da mesma forma que a pessoa que pratica ginástica ou musculação pode sentir prazer no esforço e sofrimento da malhação, visando os resultados em termos da saúde física, Paulo sentia prazer nas angústias da vida, tendo em vista os resultados de crescimento espiritual e do galardão eterno. Tiago falou a mesma coisa: "Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes" (Tiago 1:2-4).
Paulo explica seu prazer em dois sentidos: Œ "...por amor de Cristo". Quando Paulo admitiu sua própria incapacidade, ele deixou Cristo tomar conta da vida dele. Como Cristo morreu para nos dar vida, nosso velho homem morre para dar lugar para Jesus viver: "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gálatas 2:19-20). Jesus aceitou a "fraqueza" da sua forma humana para se entregar por nós. É somente quando aceitamos a nossa própria inadequação que temos condições de nos entregar a Cristo.  "Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte". Quando Paulo confiou plenamente em Cristo, se esvaziando do orgulho e da idéia de ser autônomo, ele ganhou força bem maior. Cristo vivendo em Paulo era infinitamente mais forte do que Paulo sozinho.
Como nós usamos o sofrimento?
Considere as palavras que Paulo usa em 2 Coríntios 12:10. Como você reage aos mesmos desafios na sua vida? Paulo enfrentou:
Fraquezas. Você se sente incapaz de enfrentar algumas fraquezas (problemas, tentações vícios, etc.)? Essas fraquezas devem servir de convite para permitir Jesus reinar na sua vida.
Injúrias. Você foi maltratado ou ofendido por outros? O diabo quer usar suas injúrias como motivo de ódio, vingança e blasfêmia. Mas Deus quer que você fique forte, usando essas injúrias como oportunidade para crescer.
Necessidades. Você enfrenta grandes dificuldades financeiras? Não sabe como resolvê-las? Nada melhor que a fome para tornar o homem dependente de Deus. Jesus deu este desafio: "Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mateus 6:33-34). Pessoas que nunca conheceram a pobreza têm dificuldade em entender esse princípio. Quando temos geladeiras abastecidas e armários cheios de alimentos, é difícil imaginar a circunstância que Jesus descreve. Esse é, sem dúvida, um dos motivos que poucos ricos são convertidos a Cristo (1 Coríntios 1:26-29; Marcos 10:23-25).
Perseguições. Quando sofremos por causa de Cristo, é o momento de desistir ou de ficar mais firmes que nunca? Muitas pessoas egoístas justificam sua desistência porque não querem sofrer. Mas os discípulos verdadeiros imitam o exemplo dos cristãos hebreus: "Lembrai_vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando_vos co_participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.... Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma" (Hebreus 10:32-34,39). Falando de perseguições, devemos lembrar que fazem parte da vida do cristão. Paulo usou uma palavra bem abrangente para frisar esse fato: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (2 Timóteo 3:12). Nenhum servo do Senhor tem imunidade da perseguição.
Angústias. A palavra usada aqui vem de uma raiz que descreve lugares estreitos ou apertados. Muitas pessoas sofrem de claustrofobia. Quando se encontram em lugares apertados e fechados sentem-se desesperadas. Espiritualmente, muitos reagem da mesma forma. Quando se vê em apuros, como você reage? Abandona os princípios de Deus e age de uma forma errada no desespero? A única saída é aceitar o fato que você é incapaz de sair do problema sozinho. Temos que reconhecer a necessidade da graça de Deus, para aceitar o resgate que ele nos oferece. "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).
Conclusão
Os servos do Senhor sofrem nessa vida. Enfrentamos perseguições, angústias, fraquezas, necessidades, etc. Da mesma maneira que Deus recusou tirar o espinho de Paulo, ele pode deixar qualquer um de nós em circunstâncias difíceis e desagradáveis. Quando nos encontramos nessas situações, vamos ter a fé e a coragem que Paulo mostrou para aproveitar a oportunidade e crescer espiritualmente. Quando nos entregamos a Cristo, encontramos a graça e a força verdadeira. Se você tem enfrentado dificuldades em seu ministério, saiba que Deus se faz presente em tudo, transforme todo o mal em bem na sua vida. Faça como José transformou todo o seu mal em bem, e toda perseguição em amor. E no momento exato de sua exaltação, Deus alegrou o seu coração por ver que seu filho havia aprendido a perdoar e amar os que haviam o vendido e invejado. Que Deus abençoe suas vidas e seu ministério em nome de Jesus..