sábado, 12 de janeiro de 2013



Prospere à sombra de Deus
Havia uma grande e importante obra a ser feita. Até aquele momento, não fora necessário fazer alguma obra, mas agora é, e Deus pede a a Moisés que mobilize recursos, espaço e pessoas para fazer esta grande obra. Nesta noite, vamos conhecer uma homem chamado Bezalel, da tribo de Judá; podemos extrair princípios importantes para a nossa vida e ministério como líderes do povo de Deus. O investimento material é necessário e muito útil, mas o investimento pessoal é essencial. Vejamos quatro valores nas lições que Bezalel nos deixou:

1 - Convicção do meu chamado
  1. Moisés afirma: ...o Senhor chamou pelo nome a Bezalel. (significa “à sombra de Deus”)..
  2. o chamado ocorre naturalmente quando você percebe o que precisa ser feito.
  3. A convicção do chamado me me ajuda a enfrentar e vencer as dúvidas.
  4. Quando sei que fui “chamado pelo nome” não me acovardo diante das lutas.
  5. O homem chamado por Deus tem convicção do seu chamado. Ele acredita que Deus usará sua vida para realizar o chamado que lhe foi dado por Deus.
  6. Quando você está na obra não deve desanimar, tem que ter convicção.
  7. Deus falou com Bezalel e confirmou o chamado ao líder Moisés.
 
2 - Convição de que o Senhor é quem capacita
  1. Isso tem a ver com unção. Capacitação para o serviço.
  2. O Espírito de Deus o encheu de habilidade, inteligência e conhecimento;
  3. Sua habilidade não é mero talento. É dom, é um presente de Deus.
  4. Deus nos quer usar como somos e com o que temos e nada lhe podemos negar.
  5. Mas é essencial a capacitação espiritual, só alcançada pela nossa relação correta com o Senhor: . No texto encontramos três elementos dessa capacitação:
    1. A origem da capacitação: é o "Espírito de Deus".
    2. A medida da capacitação: é "plena". (cheia)
    3. A amplitude da capacitação: I – habilidade; II- Inteligência e III – conhecimento;
Quando Deus chama alguém para uma obra específica ele também dá as condições para realizá-la. Deus não procurou quem tivesse habilidades; Deus deu as habilidades.
Podemos ficar tranqüilos, porque Deus, quando Deus nos chama para fazermos sua vontade, Ele nos capacita com habilidades e nos dá o seu Espírito Santo. Deus dá poder para trabalhar. Deus dá as ferramentas para o trabalho.
Há pessoas que querem poder, unção, mas não trabalham. Há pessoas que trabalham, mas não tem poder, unção, graça. Precisamos equilíbrio.
 
3 – Convição de que preciso cumprir a Missão – Exodo 38.22
  1. Não ficava pela metade – TUDO quanto Deus tinha ordenado ele fazer ele fez!
  2. Precisamos terminar os projetos que começamos.
  3. Fez bem feito o que lhe foi confiado (Ex 38.22) – não é só concluir, mas fazer com qualidade;
  4. Foi feito exatamente como foi pedido. Isso é excelência no atendimento. Bezalel e seus companheiros fizeram tudo conforme o modelo. (Hb 8.5).
  5. Nosso envolvimento na obra do Senhor só será correto se formos fiéis no cumprimento de nossa vocação celestial.
  6. Respeito às autoridades colocadas por Deus (Êx 38:.22)
  7. Durante o trabalho, Bezalel atendeu ás instruções de Moisés. Bezalel foi chamado por Deus e colocado debaixo da autoridade de Moisés.
  8. Só tem autoridade quem reconhece autoridade do outro; quem se coloca sob a autoridade de outro; para isso é preciso humildade.
  9. Quem recebeu a ordem para construção do tabernáculo foi Moisés. Quem fez foi Bezalel. Embora Bezalel foi capacitado para a construção este era submisso ao seu líder.
  10. Bezalel ouviu seu líder e obedeceu está autoridade.
  11. O humilde respeita as autoridades e sujeita-se a elas. Lembre-se Deus nos dá direção através das autoridades.
  12. Bezalel permaneceu fiel à sua posição.
 
4 – Convição do valor da cooperação - Ex 31.6a
  1. Na na caminhada Deus nos dá companheiros para ajudar no trabalho (v.6)
  2. Aoliabe foi alguém usado para cooperar, encorajar, fortalecer e contribuir no trabalho de Bezalel;
  3. Quem é o seu companheiro? Tem pessoas que trabalham só quando é o líder ou só quando o nome aparece, não é capaz de ajudar quando não está na liderança.“Eis que lhe dei por companheiro Aoliade”. Deus deu a Bezalel um companheiro para o trabalho.
  4. No Reino de Deus não há lugar para a síndrome do “cavaleiro solitário” – Ao invés de sermos “cavaleiros solitários”, busquemos ser “servos solidários”.
  5. Deus nos deu a responsabilidade e capacitação para ensinar a outros (Ex. 35.34) Aquele que ensina sempre aprenderá. - O que usamos aumenta e o que não usamos perdemos;
  6. Trabalharam em equipe – liderar outras pessoas é o segredo do sucesso em qualquer área da vida;
 
Conclusão: Encontramos em Bezalel um digno exemplo de um homem que se envolveu corretamente com o seu trabalho, incumbido das principais providências para a construção do Tabernáculo, oferece-nos oportunas lições de como nos devemos envolver corretamente na Obra do Senhor .
Sou grato a Deus por que Ele chamou você pelo nome; Ele o/a encheu com o seu Espírito; Ele tem lhe dado companheiros no ministério; Ele tem orientado você na vontade dele para a sua vida. Bezalel trabalhou com seriedade e dedicação até o fim de seu ministério.
Devemos trabalhar como se tudo dependesse de nós e orar com se tudo dependesse de Deus. Na vida de Bezalel não faltou motivação para o trabalho, porque ele era um homem que tinha um ideal e um propósito a saber: realizar a vontade de Deus..


Nenhum comentário: