sábado, 29 de setembro de 2007

O que é nosso é nosso.


"Então lhes respondi e disse; O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém. (Ne.2-20)"

Neemias tinha sua vida tranquila, vivendo no palácio do rei Artaxerxes, servindo ao rei como copeiro, tinha sua vidinha estabilizada, sua cama quentinha, a melhor comida em sua mesa, tinha todos os motivos pra não se preocupar com nada. Mas a palavra de Deus nos diz que Hanani, veio até Neemias e lhe contou como o povo que havia ficado em Jerusalém estavam vivendo em grande miséria e desprezo, a cidade estava desolada, seus muros fendidos e as suas portas queimadas a fogo. E eram a mão do Senhor que estava sobre aquele povo, pois o profeta Jeremias havia profetizado que os que não se rendessem ao inimigo iriam morrer de fome, de peste e a espada.(Jer.21-9). O que aquele povo estavam passando, foi por não darem ouvidos a voz do Senhor que falou por meio do profeta Jeremias. Antes haviam perseguido, caluniado e conspirado contra o profeta. Mas Deus em sua infinita misericórdia se compadeceu do povo e entrou com providência achando graça em Neemias. E diz a palavra do Senhor que Hanani falou para Neemias como estavam seu povo e Neemias, chorou, lamentou, jejuou e orou. Neemias podia ter falado que eles estavam colhendo o que eles plantaram, mais a palavra de Deus diz que neemias chorou pela situação dos seus irmãos. As vezes vemos um irmão passando em apertos por não querer entrar naquilo que Deus tem para eles e tem feito tudo de maneira a desagradar ao nosso Deus e começamos a falar que eles estão naquela situação por cobrança de Deus. Eu até concordo que seja isso, e que muitas das vezes Deus não permite nem que ajudemos uma pessoa nestas circustâncias, mas podemos pelo menos não falar palavras duras, que só serviriam para acabar de matar nosso irmão, podemos pelo menos fazer como Neemias, chorar, orar e jejuar por essas vidas. Assim conseguiremos ter um ministério abençoado. Por obedecer a ordem do Senhor de amar a todos os nossos irmãos.
E Neemias poderia ter ficado em seu cantinho, vivendo sua vida tranquila, mas pediu ao senhor que tivesse misericórdia e enviasse um socorro aquele povo. E depois de dias de oração e ejejum, Neemias foi fazer seu serviço normal de servir ao rei, e chegando lá o rei viu o semblante entristecido de Neemias eperguntou o porque de Neemias estar assim. Neemias falou da situação do seu povo, o rei lhe perguntou o que podia fazer por ele, e neemias elevando o seu pensamento rápido até o Senhor fez o seu pedido ao rei. Isso me faz ver que tudo que fazemos pedindo conselho ao Senhor e nunca pensando em nós mesmo, temos a boa mão do Senhor sobre as nossas vidas. E o rei não só consentiu que Neemias fosse, mas também enviou tudo que Neemias iria precisar nesta obra. Deus envia toda ajuda necessária, para fazermos sua obra. Tudo que é necessário para fazer a obra segundo a Sua vontade e não a nossa vontade. E Neemias foi e viu que a boa mão do senhor estava sobre sua vida, glória a Deus. Chegando naquele lugar, Neemias ficou três dias, meditando sem nenhuma atitude tomar. té que depois de três dias, ele se levantou de madrugada sem nada falar a ninguém e se foi a andar e observar de longe, toto o muro, para verificar as brechas que teriam que ser tapadas e quais seriam tapadas primeiro, quais os materiais necessários para cada brecha e tudo o mais. É necessário estarmos sempre sozinhos com o Senhor em alguns momentos de nossa vida para recebermos a orientação do Senhor, e não falarmos o nosso segredo com Deus pra ninguém, para que o adversário não venha encontrar as brechas em nosso coração e entrar com palavras de desânimo e tristeza. E Neemias começou a fazer a obra. Aí começaram a se levantar contra Neemias, começaram a escarnecer dizendo que eles eram fracos, e que o material que eles usavam não ia suportar muito. Neemias venceu o escarnio com oração e determinação, venceu a ameaça de força, com oração e apropriadas medidas de segurança, que eles tiveram que trabalhar com uma mão na ferramenta e a outra com a espada, e o desânimo foi vencido com oração e incentivo do seu líder, que em momento nenhum cruzou os braços mais sim, colocou a mão no arado e trabalhou duro na obra. Deus tem falado que não podemos cruzar os braços mediante as dificuldades e oposições, mas sim nos levantar pegarmos a nossa ferramenta e colocar as mãos nas massas, pelos nossos filhos, nossa família e nossos irmãos. Que Deus abençoe a sua vida e seu ministério em nome de Jesus!

Nenhum comentário: