domingo, 26 de junho de 2011

DEUS TRANSFORMA O MAL EM BEM NO NOSSO EU ENTREGUE A ELE


O POTE RACHADO

Um carregador de água na Índia levava dois potes grandes, ambos pendurados em cada ponta de uma vara a qual ele carregava atravessada em seu pescoço. Um dos potes tinha uma rachadura, enquanto o outro era perfeito e sempre chegava cheio de água no fim da longa jornada entre o poço e a casa do chefe; o pote rachado chegava apenas pela metade. Foi assim por dois anos, diariamente, o carregador entregando um pote e meio de água na casa de seu chefe.

Claro, o pote perfeito estava orgulhoso de suas realizações. Porém, o pote rachado estava envergonhado de sua imperfeição, e sentindo-se miserável por ser capaz de realizar apenas a metade do que ele havia sido designado a fazer.

Após perceber que por dois anos havia sido uma falha amarga, o pote falou para o homem um dia à beira do poço.

"Estou envergonhado, e quero pedir-lhe desculpas."

- "Por quê?" Perguntou o homem.

- "De que você está envergonhado?"

"Nesses dois anos eu fui capaz de entregar apenas a metade da minha carga, porque essa rachadura no meu lado faz com que a água vaze por todo o caminho da casa de seu senhor. Por causa do meu defeito, você tem que fazer todo esse trabalho, e não ganha o salário completo dos seus esforços," disse o pote.

O homem ficou triste pela situação do velho pote, e com compaixão falou:

- "Quando retornarmos para a casa de meu senhor, quero que percebas as flores ao longo do caminho."

De fato, à medida que eles subiam a montanha, o velho pote rachado notou as flores selvagens ao lado do caminho, e isto lhe deu certo ânimo. Mas ao fim da estrada, o pote ainda se sentia mal porque tinha vazado a metade, e de novo pediu desculpas ao homem por sua falha.

Disse o homem ao pote:

- "Você notou que pelo caminho só havia flores no seu lado. Eu ao conhecer o seu defeito, tirei vantagem dele. E lancei sementes de flores no seu lado do caminho, e cada dia enquanto voltávamos do poço, você as regava. Por dois anos eu pude colher estas lindas flores para ornamentar a mesa de meu senhor.

Sem você ser do jeito que você é, ele não poderia ter esta beleza para dar graça à sua casa."

Cada um de nós temos nossos próprios e únicos defeitos. Todos nós somos potes rachados. Porém, se permitirmos, o Senhor vai usar estes nossos defeitos para embelezar a mesa de seu Pai. Na grandiosa economia de Deus, nada se perde.

A Bíblia está recheada de exemplos de homens e mulheres que aparentemente nada significavam para o mundo, mas, foram extraordinariamente usados por DEUS:

"Os quais por meio da fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam a boca dos leões,

apagaram a força do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram forças, tornaram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros.

As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para alcançarem uma melhor ressurreição.”

Hebreus 11. 33-35

Porque a coragem dos filhos de DEUS nos dias atuais é tão tímida?

Porque se valoriza muito as coisas materiais, as dificuldades, os problemas e pouco se atenta para as coisas espirituais; e daí, surgem as dúvidas, os medos, os ódios, as contendas, as disputas, as cobiças e tudo isso enfraquece e anula a FÉ.

A Bíblia tem mais de oito mil promessas de DEUS, mas para tomar posse é preciso FÉ verdadeira, perseverança, confiança total em DEUS:

  • Salmos 31.24- "Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor."
  • Jó 11.16-19- "Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranqüilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor."
  • Salmos 138.7- "Se ando em meio à tribulação, tu me refazes a vida; estendes a mão contra a ira dos meus inimigos; a tua destra me salva."
  • Salmos 55.22- "Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado."
  • João 14.1- "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim."
  • Salmos 27.14- "Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor."
  • Jeremias 29.11"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais."
  • Salmos 29.11- "O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa com paz ao seu povo."

Sejamos submissos a autoridade do SENHOR e ELE irá moldar, aperfeiçoar e transformar nossos defeitos e imperfeições de forma edificante e virtuosa.

“Porque DEUS resiste aos soberbos, contudo aso humildes concede sua graça.”

1 Pedro 5.5

Devemos evitar palavras negativas que invadam nossa mente e tornem nosso ser pequeno e sem forças.

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Provérbios 18.21

"Ou fazei a árvore boa e o seu fruto bom ou a árvore má e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que o coração está cheio. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu lhes

palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados." Mateus 12. 33-37

Nenhum comentário: