segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Ser verdadeiramente abençoado...


“No coração dos mares, estão os teus limites; os que te edificaram aperfeiçoaram a tua formosura” (v.4)

Se interrompêssemos a leitura de hoje no verso vinte e cinco, ficaria difícil chamar este capítulo de lamentação. Tiro era a cidade referência quando se tratava de comércio marítimo. Foi edificada para ser o maior centro comercial da época e, devido a esta característica, também era um famoso e formoso pólo turístico. As mercadorias que entravam e saíam de seu porto marítimo eram das mais variadas e valiosas. As riquezas adquiridas e a beleza de suas construções deixavam Tiro em uma posição privilegiada e criavam uma falsa impressão de segurança que fazia parecer sem sentido dar ouvidos às palavras do SENHOR através de Seus profetas. Afinal de contas, Tiro era rica e abastada!
No entanto, toda aquela formosura e prosperidade foi transformada em “amargura e lamentação” (v.31). A rainha dos mares foi “reduzida ao silêncio no meio do mar” (v.32). Aquela que enriqueceu “os reis da terra” (v.33), afundou “nas profundezas das águas” (v.34) e se tornou “objeto de espanto” (v.36) entre as nações. Nunca mais subsistirá!
Imagina, uma prosperidade, uma formosura, que de repente é assolada?.. Um poder que já não existe mais... 
A comodidade desse povo, em achar que era suficiente ter dinheiro, ser "próspero" de coisas materiais, os faziam achar que não precisavam de ninguém. Isso nos lemmbra uma outra igreja também citada na Bíblia, a igreja de Laodicéia, que era "rica", mais muito pobre espiritualmente.“Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma” (Ap 3:17). 
As vezes Deus não nos permite ter muito, para que a gente não se afaste dEle. Porque a intenção do Senhor em nos abençoar, e para que possamos dividir, com os que estão passando por alguma necessidade, por alguma razão, que pode ser enfermidade, desemprego.. O Problema das "bençãos" é que quanto mais ganhamos, mais queremos ganhar.. e nos perdemos no meio disso tudo, e o pior sem perceber muitas das vezes que isso na verdade nos distancia de Deus, mesmo estando na igreja, mesmo tendo cargos.. Vejo algumas igrejas que só ministram o "ter", como se as promessas de Deus pra nós fosse a de nos enriquecer, nos tornar empresários. Vejo irmãos hoje vendendo latas de leite, vidros vazios, roupas usadas de Bebê na internet, porque querem dinheiro pra comprar suas "bençãos". Ninguém hoje doa mais nada. Não consigo entender como eles acham que isso é ser abençoado... Quando vão fazer caeridade, são outras pessoas que doam, alimentos pra fazer a sopa pra levar para os moradores de rua, outras pessoas que doam cobertores, eles são incapazes de dividir o que eles tem, porque afinal como eles poderão mostrar suas "bençãos" nas redes sociais.. Ai saem pedindo aos outros pra abençoarem, e depois vão postar fostos em redes sociais, deles "fazendo a caridade"... Deus está vendo tudo.. Tiro se achava... Laodicéia também.... a diferença é que tiro foi destruída do dia pra noite, e Laodicéia teve a oportunidade  “Aconselho-te que de Mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e colírio para ungires os olhos, a fim de que vejas” (Ap 3:18)... Esse conselho deixo pra você que acha que é o suficiente por suas riquezas e poder. Talvez porque seu líder permite você se achar assim, porque você dizima "bem". Ajuda bastante em espécie na sua igreja.. Cuidado a ordem de Deus hoje:"ARREPENDA-SE!..
Se volte para Deus... reparti seu pão, cuide do orfão e da viúva.. Viva em abundância diante de Deus... Ele multiplicará em nome de Jesus....
Desconfie de si mesmo e apegue-se confiantemente no “Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus” (Ap 3:14). “Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap 3:19). O tempo está acabando, amados! Busquemos ao SENHOR enquanto O podemos achar!
"É Necessário que Ele cresça e eu diminua (João 3:30)
Graça e paz.....




Nenhum comentário: